Clique aqui para baixar o disco/Download the album - RapidShare
........................................................
Paulistano, Fábio Caramuru se iniciou na música pelo piano, estudou todo o repertório, do tradicional ao contemporâneo, se aperfeiçoou com Magda Tagliaferro. Já Pedro Baldanza aprendeu a tocar violão, guitarra e baixo “na marra”, ainda no interior do Rio Grande do Sul, começando cedo uma carreira que anos depois o levaria a se apresentar ao lado de Gal Costa, Elis Regina, Ney Matogrosso. Talvez por tudo isso soe estranho à primeira vista que os dois tenham se reunido, levando a amizade à colaboração nos palcos, desenvolvendo um trabalho interessante, que resulta agora no CD Bossa in the Shadows (selo Labors).
É o próprio Caramuru que, conversando com o Estado, ressalta a diferença na formação dos dois. E, se ele faz isso, é porque de certa forma é essa diferença - ou a busca pelo diálogo e a aproximação - que está no cerne do disco, que traz composições criadas da colaboração dos dois músicos e que conversam com um rico universo, de Duke Ellington a Inezita Barroso, passando por Villa-Lobos, Thelonious Monk ou Camargo Guarnieri. “Quando nos conhecemos, houve uma empatia imediata. O mundo musical de Baldanza me atraiu muito e vice-versa. Ele estabelece uma rica condução, um terreno fértil para que eu possa me libertar do rigor da música erudita. Do meu lado, posso ampliar suas referências a partir de minha formação erudita. Nessa dinâmica, há uma rica troca de signos entre esses dois mundos musicais tão distintos. O resultado é que conseguimos prescindir de clichês. Arrisco-me a dizer, até mesmo, que o nosso procedimento composicional se aproxima muito mais do rock progressivo que do jazz, que é normalmente atrelado a padrões mais previsíveis e decifráveis”, diz Caramuru.
É possível articular diferentes leituras a partir do trabalho do duo Caramuru/Baldanza. A mais evidente talvez seja aquela que insere o disco em uma linhagem antiga, bastante característica da música brasileira, que é a interseção constante e espontânea entre o clássico e popular. Villa-Lobos, Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Guarnieri, Tom Jobim são apenas alguns dos nomes que transitaram entre esses dois mundos - e, não por acaso, Bossa in the Shadows ecoa muito do trabalho deles, dando uma unidade às faixas. “Acho sim que há um elemento que unifica o disco. Trata-se da nossa poética, representada pelo livre exercício da imaginação musical. Se analisarmos mais objetivamente, acredito que um dos aspectos mais marcantes seja a presença da politonalidade. Eu diria ainda que nosso tecido musical se fundamenta quase sempre em estruturas de contraponto, forte influência de Guarnieri. Exploramos muito também os silêncios, o que torna nossa música assimétrica e a faz respirar. Como pianista, sou particularmente fascinado pelos baixos. Isso pode ser facilmente percebido em muitas das faixas do CD. Em alguns momentos, praticamente não se distingue o piano do baixo de Baldanza, pois eles se fundem completamente. Uma particularidade do Pedro é a sua capacidade de reproduzir inúmeros timbres, do mais delicado ao percussivo, sendo que esse fator é decisivo para a riqueza de nosso timbre. Acho importante também mencionar que ensaiamos semanalmente, fazendo questão de não nos atrelar a um roteiro preestabelecido. Nessas ocasiões, e também nos concertos ao vivo e nas gravações, procuramos fazer com que a música brote diretamente de nossa percepção conjunta do momento que estamos vivenciando, buscando sempre um canal direto com o momento presente”, diz Caramuru.
Para mais informação, visite o Duo Caramuru/Baldanza no Conexão Vivo
************************
Anything, and I mean anything recorded by Brazilian pianist and composer Fabio Caramuru is a treat. Team him with bass guitarist Pedro Baldanza and it's going to be a good time. This Sao Paolo based duo blends Brazilian Classical and popular musical styles to create musical magic, and also interpret songs from Brazilian and North American artists along the way. Drawing on American Jazz traditions and styles, Duo Caramuru/Baldanza add in dashes of Brazilian musical culture to create a sound that is both foreign and familiar; familiar yet new.
One of the reasons that Brazilian Jazz draws so many devotees is that there is still a view of Jazz as an art form instead of platform in Brazil. The focus here is still on making great music, rather than seeing how many notes an instrumentalist can fit into a run. There is an understanding that there are times for such polyphonic spree, but also times when more said when less is spoken. Fabio Caramuru is a master at knowing what to say with his piano, and when to say it. He understands when a moment of silence is more musical than any notes he might choose to play, and Pedro Baldanza is the ultimate foil to Caramuru's artistry. Bossa In The Shadows is an on-going discussion between these two great artists that should have tongues wagging from New Orleans to New York to wherever Jazz finds a home.
There are too many highlights - passages even, to mention specific songs or moments. If you are an aficionado of great jazz, or if you are a neophyte who wants to experience and understand the artistry of the form, then Bossa In The Shadows is essential listening for you.
14 comentários:
Duo Caramuru/Baldanza - "Bossa In The Shadows" (2007 - Labor Records LAB 7083)
1. Afro-Samba
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
2. Choro 2007
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
3. Caught In Flight
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
4. Ballad
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
5. Bossa In The Shadows
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
6. Take The Z Train
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
7. In Walked Tom
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
8. Baroque
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
9. Dancing The Baião
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
10. For Inezita
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
11. Guarnieri Deconstructed
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
12. Mood 2004
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
13. Caught In Flight, Take 2
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
14. Incisive
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
15. String Theory
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
16. On Edge
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
17. Heartbeat, Tango & Waltz
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
18. Gestural
(Fábio Luiz Caramuru / Pedro Augusto Baldanza)
Fábio Caramuru: piano
Pedro Baldanza: baixo
Recorded on September 6, 7 and 8, 2006, at Theater Espaço Promon, São Paulo
Recording and mixing engineer: José "Gato" Luís Costa / Estúdio do Gato
Photography: Otavio Dias
Design: Emil Kojuharov
Produced by Fábio Caramuru
Executive producer: Heiner Stadler
muito boa a matéria...
vou ouvir o trabalho deles!
Seu blog é fantástico!
Obrigada pelas postagens.
Caro MVCosta,
Pesquisando pelas ondas da net, deparei-me com o seu ótimo blog. Muito bacana, especialmente porque é sabido que fazer música instrumental no Brasil é uma tarefa hercúlea, tantas são as dificuldades.
O álbum sobre o qual pretendo postar uma resenha é o maravilhoso Em som maior, do Sambrasa Trio e aqui encontrei informações bastante úteis.
Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog JAZZ + BOSSA + BARATOS OUTROS, dedicado à música, em especial ao jazz (a bossa anda meio de lado ultimamente, situação que pretendo mudar em breve rs, rs, rs). O endereço é:
www.ericocordeiro.blogspot.com
Um cordial abraço!
Anyone who has followed "Rab Hines's" obsessive Bruno dirt at Call It Anything has seen that "Hines's" sole purpose is to spoil the name of a well-known German trumpeter.
CIA is not about jazz. For "Hines", it's about terror, libel, and involving music lovers in his stalking activities. Anyone supporting "Hines" risks a visit from the authorities all-too-soon.
"Hines" is an unemployed, mentally ill person from New Jersey masquerading himself as a jazz fan. Though nobody knows his real name, his voice can be heard at Bruno's Alert Blog. Well-known is his IP address under which "Hines" spammed literally hundreds (!) of jazz blogs with pedophile comments.
For more, simply google "Rab Hines Alert Blog". It's the very first Google entry.
parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
Muito legal esse post! Não conhecia o trabalho desses caras! vou ouvir! Parabéns pelo blog!
http://jeremiassax.blogspot.com/
esses caras tem um historico fantastico! meus parabens pela iniciativa de fazer esse post!
sucesso galera!
http://clubedojazz.blogspot.com/
otimo post
http://clubedojazz.blogspot.com/
Nice sharing ..... I love music instrumental.
check out soft instrumental music at http://music-instrumental-mp3.blogspot.com/
Love you all. :)
Nice blog and useful share :D
Awesome.I heard cool samples like in these tracks , u can download them from this site - www.lucidsamples.com
please check best weed killer in UK 2020 you will love it
Link de download quebrado.
Postar um comentário