17 dezembro 2007

MC4+ - 3 faixas de / 3 tracks from "Colagens" (2007)

Capa do disco

Clique aqui para baixar 3 faixas do disco /Download 3 tracks from the album - Badongo
ou/or
Clique aqui para baixar 3 faixas do disco /Download 3 tracks from the album - RapidShare

........................................................

O disco já começa quebrando tudo com a faixa "I Juca Pirama". Bateria e baixo suingados fazem a cama para uma melodia torta, que depois entra numa jam maravilhosa. E segue entortando.

É o progresso da música instrumental brasileira. Um passo adiante. O que o MC4+ faz é música universal e contemporânea. Elementos da escola Jabour são usados como referência, alcançando um resultado surpreendentemente inovador no cenário brasileiro. Com Marcelo Coelho (sax tenor), Vincent Gardner e Paulinho Malheiros (revesando no trombone), Lupa Santiago (guitarra), Guto Brambilla (baixo acústico) e Carlos Ezequiel (bateria), o grupo demonstra um entrosamento impecável.

MC4+ - foto de Patrícia PattahNo encarte do disco, o primeiro do grupo, Marcelo dá uma pista das influências do trabalho, que partem de Ron Miller, José Eduardo Gramani, Coltrane, Dave Holland passando por Tide Hellmeister (artista plástico paulistano que ilustrava a coluna de Paulo Francis no Estadão) e Gonçalves Dias. O grupo explora a polirritimia e a polifonia em todas as composições, que são de autoria de Marcelo Coelho (responsável, também, pelos arranjos), músico com um talento surpreendente e extremamente generoso, por ser imparcial na distribuição dos espaços para improvisos por todos os instrumentistas.

O trabalho, todo permeado por improvisos coletivos, não se encaixa em nenhuma tentativa de rotulação. É um disco extremamente corajoso e instigante, feito para ser ouvido com muita atenção. A segunda faixa, "Tormenta", é introduzida por um tema tocado em uníssono por Marcelo e Lupa, que é explorado e revirado durante a música, para ser retomado no final, justificando o título do trabalho. Todos os músicos merecem destaque. Lupa e Carlos Ezequiel fazem uma introdução surpreendente para a próxima música, "Jota-Pê", que, conforme entrevista de Marcelo ao blog Jazzseen, é uma variação de "Garota de Ipanema".

Na faixa-título, "Colagens", é impressionante o entrosamento do sax com o trombone na execução do tema e na conversa dos dois instrumentistas a partir do segundo minuto da música, que depois é enriquecida pelo guitarrista.

Todas as faixas do disco seguem por caminhos inesperados e são dignas de nota. A todo momento o ouvinte é surpreendido, seja pela linha do baixo, ou pelas escalas e timbres da guitarra, pela sonoridade do trombone, os andamentos quebrados da bateria e a liberdade do sax, ou vice-versa.

Além de compositor, Marcelo Coelho também é professor da Faculdade Internacional de Música Souza Lima, em São Paulo, escreveu dois livros ("Análise da Linguagem Saxofonística Brasileira" e "As Concepções Harmônicas do Bebop") e é um dos idealizadores da CAIS (Criação e Administração de Idéias Sonoras), associação educacional e cultural, inspirada no Jazz Composers Collective, do baixista Ben Allison, que tem por objetivo apresentar a produção musical contemporânea através de shows, workshops e produções fonográficas.

Deixo três faixas para download, com o objetivo de apresentar o disco. As músicas são "Tormenta", "Sono" e "Papalegua" (as duas primeiras com Vincent Gardner no trombone e a última com Paulinho Malheiros). O álbum pode ser adquirido diretamente com o músico através do e-mail: muzikness@gmail.com.

************************

english translation soon...

4 comentários:

Dom disse...

Ótima postagem, aliás, ótimo blog. Um blog dedicado a democratização da música, e inclusive, da música instrumental no Brasil, que apesar de se pouco divulgada (como toda boa música), ainda encontra espaço na "mídia marginal". Muito bom, parabéns pela iniciativa.

Dom disse...

Desculpe, me lembrei de mais algumas coisas...será que vocês poderiam colocar um FEED RSS no site? Acredito que os usuários apreciariam muito! Outra coisa, será que você (ou vocês) conhecem alguma banda que possua ESCALETA entre os instrumentos? Não conheço nenhuma banda em que haja o som de escaleta. Fica aí meu abraço

BlogMasterPg disse...

Hi, I'm BlogMasterPg, an Italian Blogger writes on CANZONI ITALIANE - ITALIAN SONGS, a Blog about ALL KINDS of Italian music: Singers, Authors, Groups with reviews careers, famous songs, lifes, where I add the best music videos. I'd like make link exchange with Your Music Blog. I wrote mine in English langage, and it has a 'dedicated page' for Blogs of my Web Friends that I called 'BlogRoll 1', You can find it in Home Page of my Blog. I wait an Your answer, please leave me a message in a blog as 'comment'. Ps: the links will be forever, of course. Best regards from Perugia, ITALY.

manepipoca disse...

olá!
achei muito bom seu blog!!
gostaria que colocasse de novo o disco do Grupo Medusa, pois está dando erro no download.

Muito Obrigado pela boa música!

Clicky Web Analytics