
Clique aqui para baixar o disco/Download the album - RapidShare
........................................................

Ouvir o álbum homônimo da banda é uma viagem no sentido literal da palavra. Você vai voar, as atmosferas barrocas irão te conduzir a alguns lugares e paisagens do passado e você será encaminhado a lembranças e sensações das quais já havia se esquecido. Poucos são os discos capazes disso.
Os motivos estão em cada nota, no andamento perfeito e calculado, na perfeita interação de teclados analógicos conduzidos por Eliane Pisetta e as guitarras e violões de Jones Júnior. Algo de divino aconteceu aqui. Ser músico não é apenas tocar um instrumento, mas tocar com o instrumento.
Nesses tempos em que o progressivo parece ter se esquecido do valor de uma boa melodia, para valorizar experimentalismos sem sentido, valorizar uma técnica pasteurizada e fundir elementos à exaustão dos ouvintes para pura auto satisfação, para dizer que foi pioneiro.
Será pioneirismo copiar e re-copiar as figuras da recente vanguarda? Qual a diferença entre espelhar-se em movimentos de quinhentos ou de cinquenta anos? Certamente não produz nada de novo da mesma maneira. O importante é buscar referências com as quais se possa emocionar e emocionar os ouvintes, tão carentes dessas experiências. E isso o Index conseguiu já em seu disco de estréia e que, ao menos nesse quesito, dificilmente será superado.
Dizer que o Index é uma das melhores bandas da cena progressiva brasileira é chover no molhado. Difícil é tentar traduzir em palavras as intervenções dos teclados, das guitarras tristes, bem como da seção rítmica e harmônica e de toda a aura que envolve cada tema. Um álbum top do prog-rock Brasileiro.
************************

3 comentários:
Index - "Index" (1999)
1. Quaterna Réquiem
(Jones Júnior / Jasson Freire)
2. Caverna
(Jones Júnior / Jasson Freire)
3. Serenata
(Jones Júnior / Jasson Freire)
4. Ciclos das Marés
(Jones Júnior / Jasson Freire)
5. O Sétimo Selo
((Jones Júnior / Jasson Freire / Luis Bahia)
6. Index
(Jones Júnior / Jasson Freire)
Jones Júnior: violões de 6 e 12 cordas, guitarra
Eliane Pisetta: Hammond, piano, MiniMoog, sintetizadores
Fabricio Santalucia: baixo
Otaviano Kury: bateria, percussão
participação especial:
Juarez Losso: sintetizadores em "Ciclo das Marés"
gravado no Zamba Studios, Caxias do Sul - RS
Marcos Zambon: engenheiro
produzido por Index
ih, rapaz: o link pro Rapidshare não está funcionando.
A crítica foi tão elogiosa que deu vontade de ouvir, mesmo - mas... nada do link "pegar".
Vê o que aconteceu lá. ;)
E volte sim!, a postar no seu blog. Aqui fiz grandes descobertas, e só tenho a agracedecer seu empenho em prol da nossa grande música brasileira.
Abraço!
Conheci o blog agora d+d+d parabéns, e sobre o comentário do disco realmente muito bom não tenho idéia do que é mas já esto baixando. Queria aproveitar p saber se vcs sabem das ultimas do Pau Brasil? Vi eles aqui em CG junto com a Monica Solmazo (algo assim) Bom d+ mas não encontrei o instrumental deles. Abraço!
Postar um comentário