16 abril 2009

Antonio Carlos Jobim - Wave (1967)

Capa do disco
Clique aqui para baixar o disco/Download the album - Mediafire . enviado por J. Neto

Clique aqui para baixar o disco/Download the album - RapidShare

........................................................

Tom JobimParcialmente criado em Los Angeles, mas gravado na Costa Leste, nos estúdios Rudy Van Gelder (Englewood Cliffs, Nova Jersey), em 11, 23, 24 de maio e 15 de junho de 1967, novamente para Creed Taylor, Wave foi o quarto LP solo americano de Tom e o terceiro com arranjos de Claus Ogerman.

Meio jazzístico no seu improviso, nem por isso deixou de ser um de seus discos mais essencialmente cariocas, na verdade um preito amoroso ao Rio, à sua paisagem, às suas águas e céus azuis, à bonomia dos seus habitantes, ao ensolarado e edênico ambiente onde Tom passou a infância e a adolescência, nadando e pescando entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia de Ipanema. Um disco marcado pela intensa saudade que, na América, Tom sentia de sua cidade, dos bares em que conversava fiado com Vinicius e outros parceiros só de papo, pachorra e chope. Até dos primeiros tempos da Bossa Nova ele sentia falta, a tal ponto que numa das faixas, "Blusa vermelha" ("The Red Blouse"), perfeita trilha musical para um travelling à beira-mar, enxerta notas de "Só danço samba", "Fotografia", e cita alguns acordes de "Rio" e "O barquinho", dois clássicos da fase sal-sol-sul da Bossa Nova, assinados pela dupla Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Em outra, "Batidinha", homenageou a singular batida de violão de Rosinha de Valença, que aprendera com a própria violonista.

Dando título ao disco, um tema que não sugere ondas e ondulações apenas no título, mas que de outras coisas passaria a tratar quando, com letra em português, ganhou o subtítulo de "Vou te contar", única contribuição de Chico Buarque, que se sentiu inibido para escrever os demais versos que Tom lhe encomendara. Acompanhado por uma orquestra com 13 violinos, quatro cellos, dois trombones, três flautas, uma trompa, um parceiro de Miles Davis no baixo (Ron Carter) e a bateria dividida entre os brasileiros Dom Um Romão e Claudio Sion e o americano Bobby Rosengarden, Tom tocou piano ou violão em nove das dez faixas. Abriu uma exceção em "Antigua", abrasileirada visão de uma ilha do Caribe, quando pela primeira e última vez aventurou-se a dedilhar um cravo.

Em meio a composições então meio esquecidas, como "Olha pro céu" ("Look to the Sky"), que Lana Bittencourt lançara sete anos antes, e um tema de Orfeu da Conceição, "Lamento", repontam mais quatro novidades: "Triste", "Mojave", "Diálogo" e "Capitão Bacardi". Metafórico samba bossa nova sobre o medo de voar, apaixonar-se e vice-versa, "Triste" foi composto, com letra e tudo ("Tua beleza é um avião…"), em apenas uma tarde. "Mojave" é uma saltitante valsa, em compasso 6/8, inspirada pela forte impressão que o homônimo deserto de Nevada deixara em Tom. Executada por duas flautas baixas e com algumas notas roubadas a "Bonita", é uma das raras faixas em que não se ouve um solo do trombonista Urbie Green, que em "Diálogo" deleita-se num dueto com a flauta baixa de Romeo Penque, e em "Capitão Bacardi" ajuda a apimentar, no melhor estilo Raul de Barros, um samba rasgado (com cuíca e tudo), que Tom compôs em homenagem ao cunhado Paulo, primeiro marido de Helena Jobim, mais conhecido como Paulo Bacardi.

Texto extraído do site oficial do Tom Jobim
Para mais informação, visite o site do Clube do Tom

************************

Tom Jobim : by João LuisWhen Creed Taylor left Verve/MGM for his own label under the auspices of A&M, he quickly signed Antonio Carlos Jobim and they picked up right where they left off with this stunningly seductive record, possibly Jobim's best. Jobim contributes his sparely rhythmic acoustic guitar, simple melodic piano style, a guest turn at the harpsichord, and even a vocal on "Lamento," while Claus Ogerman lends a romantically brooding hand with the charts. A pair of instant standards are introduced ("Wave," "Triste"), but this album is to be cherished for its absolutely first-rate tunes — actually miniature tone poems — that escaped overexposure and thus sound fresh today. The most beautiful sleeper is "Batidinha," where the intuitive Jobim/Ogerman collaboration reaches its peak. One only wishes that this album were longer; 31:45 is not enough.

Richard S. Ginell - extracted from All Music Guide
For more info, visit Clube do Tom

3 comentários:

mvcosta disse...

Antonio Carlos Jobim - "Wave" (1967 - A&M Records 393 002-2)

1. Wave
(Antonio Carlos Jobim)

2. The Red Blouse
(Antonio Carlos Jobim)

3. Look To The Sky
(Antonio Carlos Jobim)

4. Batidinha
(Antonio Carlos Jobim)

5. Triste
(Antonio Carlos Jobim)

6. Mojave
(Antonio Carlos Jobim)

7. Diálogo
(Antonio Carlos Jobim)

8. Lamento
(Antonio Carlos Jobim)

9. Antigua
(Antonio Carlos Jobim)

10. Captain Bacardi
(Antonio Carlos Jobim)


Antonio Carlos Jobim: piano, violão e cravo
Ron Carter: baixo
Dom Um Romão: bateria
Claudio Slon: bateria
Bobby Rosengarden: bateria
Ray Beckenstein: flauta e piccolo
Romeo Penque: flauta e piccolo
Jerome Richardson: flauta e piccolo
Joseph Singer: trompa
Urbie Green: trombone
Jimmy Cleveland: trombone

Arranjos e regência: Claus Ogerman

Bernard Eichen: violino
Lewis Eley: violino
Paul Gershman: violino
Emanuel Green: violino
Louis Haber: violino
Julius Held: violino
Leo Kruczek: violino
Harry Lookofsky: violino
Joseph Malignaggi: violino
Gene Orloff: violino
Raoul Poliakin: violino
Irving Spice: violino
Louis Stone: violino
Abe Kessler: violoncelo
Charles McCracken: violoncelo
George Ricci: violoncelo
Harvey Shapiro: violoncelo

Fotos da capa: Pete Turner
Design: Sam Antupit

Produzido por Creed Taylor

Gravado no Van Gelder Studios, NY, em 22, 23 e 24 de maio e 15 de junho de 1967

Raphael Melo disse...

Uhuu valeu mesmo hein

J. Neto disse...

Antonio Carlos Jobim - Wave (1967)

http://www.mediafire.com/?rhhntnimdbl

Clicky Web Analytics