17 março 2009

Yuri Popoff - Catopê (1992)

Capa do disco
Clique aqui para baixar o disco/Download the album - RapidShare

........................................................

Yuri PopoffNascido em Espinosa e criado em Montes Claros, Popoff iniciou seus estudos no Conservatório Lourenzo Fernandes. A sua formação acadêmica foi na Universidade de Minas Gerais, com o contrabaixista Ykeda Makoto (foi o primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Nova York).

Começou a atuar profissionalmente em 1975, na Orquestra Sinfônica de Campinas e em 1979 se tornou integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais. Com mais de 20 anos de atuação como músico profissional, Yuri participou de turnês nacionais e internacionais junto a artistas como Nana Caymmi, Maria Bethânia, Beto Guedes, Toninho Horta, João Donato, Simone Guimarães, Selma Reis, Leila Pinheiro, Cássia Eller, entre outros.

Nos anos oitenta, decidiu se tornar também um compositor, estreando com a famosa canção "Era Só Começo Nosso Fim". Suas composições foram gravadas por instrumentistas como Toninho Horta, Mauro Senise, Carlos Malta, Robertinho Silva e Marcos Suzano; por cantoras como Simone Guimarães, Clara Sandroni e Leny Andrade e por jazzistas como Wayne Shorter, Marck Egan, o guitarrista coreano Jack Lee e o violonista austríaco Rudi Berger.

Em 1993, recebeu o Prêmio Sharp de Música Instrumental, ao lado de Altamiro Carrilho, Paulo Moura e Hermeto Pascoal, garantindo o Prêmio Revelação com o elogiado CD "Catopê". Seu segundo CD "Era Só Começo..." foi uma produção independente, sendo lançado em 1998.

Profissional reconhecido, pesquisou e lecionou na Universidade Estácio de Sá, dando aulas de contrabaixo e técnica instrumental por um período de 16 anos. Entre 1993 e 1997 lecionou no CIGAM (Escola de Ian Guest), e ainda como professor de harmonia e arranjo em música popular nos Festivais de Ouro Preto e Internacional de Brasília. No Conservatório de Música do Rio de Janeiro realizou a coordenação do curso de Música Popular Brasileira, juntamente com Cecília Conde e Roberto Gnatali. Participou também da produção de vários CD's do circuito carioca.

A convite do grupo Bayu, Yuri Popoff produziu a trilha musical da peça "Cuenda", que aborda a história do Congado Mineiro. "Cuenda" abriu caminhos para uma vasta pesquisa sobre a cultura do Congado em Minas Gerais. Esta pesquisa resultou no seu último CD "Lua no Céu Congadeiro", que está sendo lançado em 2005.

Extraído do site Clube de Jazz

************************

Yuri PopoffThe bassist Yuri Popoff has recorded and toured with artists like Beto Guedes, Toninho Horta, Nana Caymmi, Maria Bethânia, João Donato, Leila Pinheiro, Wagner Tiso, Clara Sandroni, Flávio Venturini, Selma Reis, and Mauro Senise. His first solo album, Catopê (1992), won the Sharp prize. He has performed solo internationally in Hong Kong and Bangkok. The bassist Mark Egan, from Pat Metheny's band, recorded Yuri's tune "Green" and the Korean guitarist Jack Lee, "Vertentes."

Alvaro Neder - extracted from All Music Guide

Um comentário:

mvcosta disse...

Yuri Popoff - "Catopê" (1992 - Leblon Records LB.009)

1. Blues Baiano
(Yuri Popoff)

2. Folia do Divino [Dedicada a Yara Tupinambás]
(Yuri Popoff)

3. Retiro das Pedras
(Yuri Popoff)

4. Catopê
(Yuri Popoff)

5. Batom Passado
(Yuri Popoff / Celso Adolfo)

6. Trenzinho Caipira
(Yuri Popoff)

7. Baião de Dois [Dedicada a Jaco Pastorius]
(Yuri Popoff)

8. Verde
(Yuri Popoff)

9. Boca do Brasil
(Yuri Popoff)

10. Samba do Rio
(Yuri Popoff)


Yuri Popoff: baixo pedulla fretless, baixo fretless, violão acústico, palmas
Lena Horta: flautim, flauta em C, flauta em G, palmas
Andrea Ernest Dias: flautim, flauta em C
Mauro Senise: sax soprano
Zé Nogueira: sax soprano
Vittor Santos: trombone
Guta Menezes: harmônica
Toninho Horta: violão acústico, guitarra
Nelson Farias: violão acústico, guitarra
Clara Sandroni: voz
Cláudio Nucci: solo
Flavio Venturini: teclado, voz, coro
Amaury Machado: coro
Andre D'Quech: teclados
Marcos Suzano: percussão
Laudir de Oliveira: percussão
Esdra Ferreira (Neném): bateria
Marcílio: palmas

Arranjos e regência: Yuri Popoff
Direção artística: Bruna Loppez
Direção de produção: Yuri Popoff
Produção executiva: Otávio Garcia
Assistente de produção: Marcílio Figueiró
Engenheiro de gravação: Jackson Marques
Mixagem: Yuri e Jackson
Projeto gráfico: Beatriz Pimenta e Laura Bedran
Ilustração da capa: Yara Tupinambás
Fotos: Antonio Augusto Fontes
Assessoria jurídica: Nehemias Gueiros Jr.

Clicky Web Analytics