11 setembro 2006

Quinteto Tim Rescala - Desritimificações (2003)

Capa do disco
Clique aqui para baixar o disco/Download the album - RapidShare
Mais informações nos comentários / More info on comments

........................................................

Quinteto Tim RescalaNeste CD de estréia do Quinteto Tim Rescala, os ritmos populares brasileiros e internacionais, como a bossa-nova, o frevo, o choro, o baião, o tango e o jazz são abordados de uma maneira inteiramente nova.

Sob as influências da música de vanguarda e da tecnologia, eles sofrem uma profunda transformação estrutural, produzindo um novo discurso musical, situado entre a música erudita e a música popular.

Embora quase sempre atingindo uma grande complexidade sonora, esta nova abordagem não abandona as características originais de cada ritmo. No lugar de apenas se apropriar destes ritmos, que se tornaram arquétipos sonoros universais, esta nova forma de abordagem musical procura os rejuvenescer. É, na verdade, uma visão contemporânea e aberta da tradição musical contida em cada um deles, procurando dar sequência a sua linha evolutiva.

Ao contrário do movimento nacionalista, que se utilizou dos elementos superficiais da música folclórica e da música popular, este trabalho pretende ir mais longe. Com uma atitude mais antropofágica que propriamente de pesquisa, os elementos constitutivos de cada ritmo são trabalhados profundamente, revelando suas espinhas dorsais e amplificando suas singularidades.

A música do Quinteto Tim Rescala situa-se numa fronteira, onde popular e erudito se confundem, a procura de um novo estilo de música instrumental. É a tradição da música popular brasileira vista sob os olhos da música contemporânea.

Além de Tim Rescala no piano, sampler, composições e arranjos, o Quinteto conta com músicos de grande atividade e prestígio, tanto na música popular, quanto na música erudita : David Ganc nos saxes alto e tenor e na flauta, Oscar Bolão na bateria e na percussão, Ronaldo Diamante no contrabaixo acústico e Fábio Adour no violão.

O CD, lançado pelo selo Pianíssimo, contém as seguintes músicas:

1. Jogando um Bolão com Perrone na corte de Radamés
Dedicada a Oscar Bolão, que por sua vez tem dedicado o seu talento aos ritmos brasileiros, esta é uma dupla, ou melhor, tripla homenagem : a Radamés Gnatalli, que com seu quinteto ampliou as fronteiras da música instrumental brasileira, a Luciano Perrone, seu fiel escudeiro, que tanto ajudou Radamés no sentido de estabelecer uma rítmica para o arranjo na nossa música popular brasileira, e, finalmente, ao próprio Bolão, discípulo direto do mestre Perrone.

2. Bossa-nova
Embora seja música de concerto, esta peça procura desenvolver estruturalmente os elementos que mais caracterizam a bossa-nova enquanto estilo musical : a harmonia dissonante e o ritmo sincopado.
Transportados para um outro contexto, esses elementos são tratados como material composicional e não como mero adorno estilístico. No entanto, os estilos de interpretação de João Gilberto no violão e Tom Jobim no piano tornam-se presentes e indispensáveis à construção da peça com seu clima "cool" e dissonante.

3. Frevoada
Escrita originalmente para piano e orquestra e adaptada para o quinteto, esta peça mantém o caráter concertante da versão original, mas assumindo um perfil mais livre com o quinteto. O frevo e seu ritmo frenético levanta vôo através de uma forma rondó ampliada.

4. Jacksoniana
Também escrita especialmente para este disco, Jacksoniana homenageia e procura reelaborar a síncope contagiante de Jackson do Pandeiro. O sampler, que atua a partir de vários fragmentos de músicas do " rei do ritmo", é o instrumento solista. O conceito da síncope é desenvolvido em diversos níveis, com os outros quatro instrumentos em diálogo com o sampler, como se fossem dois planos de uma mesma imagem. A famosa ginga de Jackson e sua incrível capacidade de " quebrar" o ritmo, é levada às últimas consequências.

5. Quando Chiquinha Gonzaga tocou com John Coltrane
pensando que fosse com Pixinguinha
Neste duo telepático, o piano brejeiro e sincopado de Chiquinha Gonzaga trava um verdadeiro duelo sonoro com o sax jazzístico e experimental de John Coltrane.
O único elo possível é Pixinguinha, que possibilita a paz entre os estilos através de seu virtuosismo cromático. Neste encontro mediúnico-sonoro, o teatro musical se faz presente sem qualquer necessidade de texto ou movimentação cênica - apenas através do som.

6. Orangotango
Escrita para ser gravada neste CD, esta peça nasceu do confronto entre a poliritmia da música africana e a métrica poderosa e sensual do tango. As células rítmicas são ora superpostas, ora justapostas, produzindo uma alternância constante entre dois estados sonoros distintos, mas que têm muita coisa em comum, sobretudo a energia sempre pulsante de suas células rítmicas.

Concerto para Pandeiro e quatro instrumentos

7. Choro

8. Seresta

9. Frevo
Sua versão original foi escrita para dois pandeiros e orquestra, o que tornou a parte do solista da versão para quinteto ainda mais difícil que a original, aliás, duplamente difícil. Os três movimentos guardam as características estilísticas de cada ritmo, embora suas melodias não sejam tocadas pelo instrumento solista. Nesta inversão de papéis, onde os acompanhantes fazem a melodia e o solista o ritmo, o concerto torna-se um tanto " desconcertante".

Extraído do site do Tim Rescala

************************

Tim RescalaThe Quinteto Tim Rescala gathers innovative versions of Brazilian and international pop rhythms, like bossa nova, frevo, choro, baião, tango and jazz.

Their first CD shows a new approach of rhythms that does not abandon each one's original characteristics, but seeks to give continuity to its evolutional line, mixing popular and erudite, in an experimental view of musical tradition.

Besides Tim Rescala (piano, sampler, compositions and arrangements), Quinteto includes David Ganc (alto and tenor saxophones, flute and piccolo), Fábio Adour (guitar), Ronaldo Diamante (acoustic double brass) and Oscar Bolão (battery and percussion).

Extracted from BNDES

6 comentários:

Anônimo disse...

Gente,,incrível suas escolhas de discos para o site.Dá vontade de pular e gritar de alegria.Conheci muita coisa,aprendi muito com o material deste site.

Valeu gente!

mvcosta disse...

Esse é o intuito deste blog. Divulgar a nossa produção instrumental.
É bom saber que existe público interessado em boa música, ao contrário do que as "majors" e a grande mídia nos impõe.
Abs,
mvcosta

Anônimo disse...

se possível, mv, reenvie o link, pois foi deletado
obrigado
abração

Aquiles Baeza disse...

El archivo ya fué borrado.. podrías subirlo de nuevo?

mvcosta disse...

Quinteto Tim Rescala - "Desritimificações" (2003 - Pianissimo B002)

1. Jogando um Bolão com Perrone na corte de Radamés
(Tim Rescala)

2. Bossa-nova
(Tim Rescala)

3. Frevoada
(Tim Rescala)

4. Jacksoniana
(Tim Rescala)

5. Quando Chiquinha Gonzaga tocou com John Coltrane
(Tim Rescala)

6. OrangoTango
Concerto para Pandeiro e quatro instrumentos
(Tim Rescala)

7. Choro
(Tim Rescala)

8. Seresta
(Tim Rescala)

9. Frevo
(Tim Rescala)


Tim Rescala: piano e sampler
David Ganc: sax alto, sax tenor e flauta
Fábio Adour: violão
Ronaldo Diamante: contrabaixo acústico
Oscar Bolão: bateria e percussão

arranjos de Tim Rescala

gravado no Drum Studio em 2003
produzido por Tim Rescala
técnico de gravação e masterização: Alexandre Hang
mixagem: Tim Rescala e Alexandre Hang

L disse...

I am curious about Rescala's music. thanks very much for your time and effort. And I can't wait to explore your blog - what a treasure of great music.

Clicky Web Analytics