09 março 2009

Victor Biglione - Pirâmide (1986)

Capa do disco
Clique aqui para baixar o disco/Download the album - RapidShare

........................................................

Victor BiglioneNascido em Buenos Aires e naturalizado brasileiro, estudou em 1976 no Centro Livre de Aprendizagem Musical (Clam), escola de música do Zimbo Trio. No ano seguinte, viajou para os Estados Unidos, tendo freqüentado a Berklee College of Music de Boston (Massachusetts). Transita na área da música contemporânea, especialmente do jazz e do blues.

Em 1982 e 1983, fez parte do conjunto A Cor do Som, com o qual gravou o disco "Magia tropical" e foi contemplado com o Troféu Socimpro na categoria de melhor grupo instrumental de 1982. Atuou como guitarrista ao lado de vários artistas, como Ivan Lins, Gal Costa, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Sérgio Mendes, Wagner Tiso, João Bosco, entre outros brasileiros, além dos internacionais Lee Konitz, John Patitucci, Steve Hacket (do Genesis), Andy Summers (do Police), e do grupo Manhattan Transfer.

Lançou, na década de 1980, os LPs "Pirâmide" (1986), "Baleia Azul" (1987) e "Quebra Pedra" (1989). Em 1989, recebeu o Troféu Grandes Músicos Brahma Extra e foi indicado para o Prêmio Sharp na categoria de melhor arranjador instrumental.

Em 1990, foi premiado pela Melhor Trilha Sonora, no Rio Cine Internacional Festival de Cinema do Rio de Janeiro, pela música do filme "Faca de dois gumes", de Murillo Sales. Em 1993, gravou o CD "Trilhas". No ano seguinte, lançou, com Zé Renato e Litto Nébia, o CD "Ponto de encontro" e, com Marcos Ariel, o CD "Victor Biglione & Marco Ariel Duo". Em 1997, foi novamente indicado para o Prêmio Sharp, na categoria Melhor Disco de Trilha Sonora de Cinema, pelo CD "Como nascem os anjos". Ainda nesse ano, apresentou-se em Montreux, show que gerou o CD "Ao vivo em Montreux".

Em 1999, seu CD "Strings of Desire", em duo com Andy Summers (ex-integrante do grupo The Police), foi lançado no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Nesse mesmo ano, gravou o CD "Cinema acústico". Participou de trilhas sonoras para teatro, como "Uma aventura na Síria" (1990) e "Procura-se um amigo" (1990), para novelas e seriados de televisão, como "Pai herói" (1981) "Procura-se um amigo" (Rede Manchete, 1993) e "A justiceira" (Rede Globo, 1997), e para cinema, como "Dayse das almas deste mundo", "Faca de dois gumes" (1988), de Murilo Salles, "Oswaldianas" (1991), de Lúcia Murat, "Como nascem os anjos" (1996), de Murillo Sales, e "Amar" (1997), de Carlos Gregório.

Apresentou-se em televisão no show gravado ao vivo no Golden Room do Copacabana Palace (TVE, 1988), Free Jazz (Rede Manchete, 1990), "Especial Victor Biglione" (TVE, 1993), "Fantástico" (Rede Globo, 1993) e "Beau et Chaud Programme" (Televisão Canadense). Em 2000, lançou o CD "Um tributo a Hendrix". Nesse mesmo ano, realizou, com Marcos Valle e os músicos canadenses Jean Pierre Zanella (sax e flauta) Jean-François Groulx (sintetizador), Jim Hillman (bateria) e Norman Lachapelle (baixo), o show de encerramento das comemorações dos 500 anos do Brasil, em Montreal. O espetáculo foi gravado ao vivo e lançado, em 2003, no CD "Live in Montreal".

Em 2004, lançou , com Wagner Tiso, pela gravadora Albatroz em conjunto com o Núcleo de Comunicação da Universidade Estácio de Sá (RJ), com distribuição nacional da Trama, o CD "Tocar", registro ao vivo do espetáculo realizado pelos dois instrumentistas, contendo as canções "Expresso 2222" (Gilberto Gil), "Samba de uma nota só" (Tom Jobim), "Cravo e Canela" (Milton Nascimento) e "Sonho de um Carnaval' (Chico Buarque), entre outras. O disco teve show de lançamento na Toca do Vinicius e na Estrela da Lapa, no Rio de Janeiro.

Em 2005, apresentou-se na Casa de Cultura Estácio de Sá (RJ), ao lado de Andy Summers, em show de lançamento do CD "Splendid Brazil", no qual os dois guitarristas registraram exclusivamente músicas brasileiras. Nesse mesmo ano, deixou gravadas suas mãos na Calçada da Fama da Toca do Vinicius, em Ipanema (RJ).


************************

Victor BiglioneThe fusion rock guitarist/composer Victor Biglione has recorded with Andy Summers (Strings of Desire) and Marcos Ariel (Duo, Vol. 1). As sideman, he has worked with Sérgio Mendes, Wagner Tiso, Gal Costa, Ivan Lins, Emílio Santiago, Marcos Valle, Marina, and Fátima Guedes. He was involved in A Cor do Som in the early '80s and recorded his first solo album in 1986. In 1996, he wrote the soundtrack for the film Como Nascem os Anjos.

Alvaro Neder - extracted from All Music Guide

5 comentários:

mvcosta disse...

Victor Biglione - "Pirâmide" [a.k.a. "Victor Biglione"] (1986 - Warner Music)

1. Pirâmide
(Victor Biglione)

2. Jeane
(Victor Biglione)

3. Via Aérea
(Victor Biglione)

4. Pirâmide II
(Victor Biglione)

5. Rio - Califórnia
(Victor Biglione)

6. Floresta Negra
(Victor Biglione)

7. Caça Níquel
(Victor Biglione)

8. Back Bay
(Victor Biglione)


Victor Biglione: guitarra
Zé Nogueira: saxofone soprano, teclados
José Lourenço: teclados
Luizão Paiva: teclados
Nico Assumpção: baixo
João Baptista: baixo
Sizão Machado: baixo
André Tendetta: bateria
Téo Lima: bateria
Élcio Cáfaro: bateria
Chico Batera: percussão
Dom Chacal: percussão

produzido por Victor Biglione e Zé Nogueira

andré disse...

kd e senha pra rar? coloca ai!

Fábio disse...

Maravilhoso!

Anônimo disse...

Um clássico dos anos 80! Sensacional! Muito obrigado!

Anônimo disse...

Voce não tem o CD Baleia Azul desse mesmo artista?? eu quero baixar pois não encontro em lugar nenhum Obrigada.

Clicky Web Analytics