21 junho 2006

Rogério Botter Maio - Aprendiz (2000)

Capa do disco
Clique aqui para baixar o disco / Download the album - RapidShare
Mais informações nos comentários / More info on comments

........................................................

Rogério Botter MaioElogios rasgados do violonista Guinga e do pianista Dom Salvador, reproduzidos na contracapa deste Aprendiz, já dizem quase tudo: Rogério Botter Maio é um daqueles casos típicos de instrumentistas bastante respeitados no meio musical, mas pouco conhecidos pelo grande público. A criatividade e o rigor artístico desse contrabaixista e compositor são predicados que não parecem interessar mais ao mercadão musical comandado pelas majors, as grandes gravadoras. O que não tem impedido Rogério, felizmente, de desenvolver sua carreira de forma alternativa, sem concessões ao sucesso fácil e descartável.

Gravado ao vivo no clube paulistano Supremo Musical, em outubro de 99, seu segundo álbum é uma demonstração brilhante de como tocar jazz sem abandonar a melhor tradição da música popular brasileira, ou vice-versa. Tradição à qual Rogério passou a valorizar mais ainda, ao viver 11 anos na Europa e nos EUA. Um exemplo perfeito é a composição Baião Means, que começa com um improviso vocal tipicamente jazzístico (participação especial do cantor e violonista Filó Machado, outro brasileiro que passou anos na França) e desemboca em um sofisticado baião.

Ritmos brasileiros também se fundem com o jazz, em faixas como Primeiro Choro (destaque para a flauta de Léa Freire), o samba Setembro, o afoxé que vira xaxado Só Pra Variar, a balada Muito Prazer (com participação especial do saxofonista Teco Cardoso), ou ainda a delicada canção que dá título ao disco, com o próprio contrabaixista nos vocais. Bem acompanhado por Tiago Costa (piano) e Eduardo Ribeiro (bateria), Rogério Botter Maio prova que a música instrumental brasileira pode andar afastada da mídia, mas segue decidida, sem dever nada em criatividade às melhores do mundo.

Carlos Calado - extraído do site CliqueMusic
Para mais info, MP3 e partituras, visite o site do Rogério Botter Maio

************************

Rogério Botter MaioLabeling can be misleading sometimes. When you look at Aprendiz and read the first line in the notes, you are likely to be confused. It says:

Aprendiz - aquele que busca o caminho.
[Apprentice - the one who seeks the path.]
(Benvinda D'Angelo)

Further reading the liner notes, one realizes Maio's intention. Aprendiz is reverence to life and nature, and as such, it does make listeners and artists apprentices.

Recently I heard Cesar Camargo Mariano saying that Brazilian instrumental music is alive and well in Brazil. We know that is true outside of Brazil. Now Aprendiz, though recorded back in 1999, proves that Mariano is not wrong. Mixing live recordings done at Supremo Musical in São Paulo (October 1999) with studio tracks, Aprendiz is far from being the work of a beginner. Maio, who wrote all 11 tracks and plays both electric and acoustic bass - and sometimes the flute - divides the performances with Tiago Costa (piano) and Eduardo Ribeiro (drums). In addition to this accomplished trio of musicians, special guests Teco Cardoso (saxes), Léa Freire (flutes), Daniel Alcântara (flugelhorn), Alexandre Foo Silvério (bassoon), Silvana Rangel Teixeira (cello) and Filó Machado add a whole new depth to this beautifully produced recording.

Enhancing the fine listening experience that Aprendiz creates, the carefully designed liner notes serve as a good companion for each track. Maio shares with the listener the source of his inspiration. I personally find that an interesting piece of information. Many times it places us in the composer's mind and allows us to understand the feelings or emotions he created through music. That is the case of "Belluno," a melancholic song highlighted by Silvério's soothing bassoon solo. Listening to the song and looking at the photo of Belluno, one cannot help but be transported to those narrow and charismatic streets of that northern Italian city. The same is true about "Bolerito (Bolero para Paquito)," dedicated to Paquito d'Rivera. Alcântara's flugelhorn solo is passionate and provides a beautiful contrast to Maio's five-string vertical bass lines.

The musical variety here, in addition to Maio's musicianship, is a major force in Aprendiz. Sometimes slow and tender as in "Muito Prazer," sometimes exhilarating and playful as in "Primeiro Choro," Aprendiz leaves the listener satisfied. In closing the album, Maio uses his fretless five-string bass in "By All Means" as a short introduction to "Baião Means...," with the astonishing vocal and guitar solos by Filó Machado. Besides the clever word play in the song titles, the infectious baião rhythm and Machado's vocals close the album with high energy.

Egídio Leitão - extracted from Música Brasileira: A-Z
For more info, MP3, and music sheets visit Rogério Botter Maio's site

7 comentários:

  1. I'm glad you're back! Your posts are the best Brasilian music there is!

    Thanks!

    ResponderExcluir
  2. Thanks for the compliments. I'll try to continue on keeping them weekly.

    ResponderExcluir
  3. Nossa meu, tava ha algum tempo procurando alguma coisa do Rogério, puta sonzera insana!! Parabens pelo blog, valorizando a música instrumental Brasileira. Se tu tiver alguma coisa do Tiago do Espiríto Santo, posta ae! Abração

    guigts@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Cara,
    O Rogério é maravilhoso mesmo. O do Tiago eu postarei mais tarde.
    Valeu pelo elogio!

    ResponderExcluir
  5. otimo blog, parabens pela iniciativa....

    ResponderExcluir
  6. Rogério Botter Maio - "Aprendiz" (2000 - Eldorado 946175)

    1. Setembro
    (Rogério Botter Maio)
    Léa Freire: flauta
    Rogério Botter Maio: baixo elétrico e teclados
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria
    Pichú Borrelli: Fender Rhodes
    Rodrigo Botter Maio: sax alto, flautas e arranjos para flautas

    2. Belluno
    (Rogério Botter Maio)
    Léa Freire: flauta
    Rogério Botter Maio: Clevinger 5 string vertical bass, teclados adicionais e assobio
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria
    Alexandre Foo Silvério: fagote

    3. Bolerito (Bolero para Paquito)
    (Rogério Botter Maio)
    Rogério Botter Maio: Clevinger 5 string vertical bass
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria
    Daniel Alcântara: flugelhorn

    4. Primeiro Choro
    (Rogério Botter Maio)
    Rogério Botter Maio: baixo fretless 5 cordas
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria e pandeiro
    Léa Freire: flauta

    5. Muito Prazer
    (Rogério Botter Maio)
    Teco Cardoso: sax soprano
    Rogério Botter Maio: baixo acústico
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria

    6. Só pra Variar
    (Rogério Botter Maio)
    Teco Cardoso: sax soprano e palmas
    Léa Freire: flauta e palmas
    Rodrigo Botter Maio: flauta II
    Rogério Botter Maio: baixo fretless 5 cordas e palmas
    Tiago Costa: piano e palmas
    Edu Ribeiro: bateria e palmas

    7. The Other "One"
    (Rogério Botter Maio)
    Rogério Botter Maio: Clevinger 5 string vertical bass e teclados adicionais
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria
    Teco Cardoso: sax soprano

    8. Ainda É Cedo
    (Rogério Botter Maio)
    Teco Cardoso: flauta I
    Léa Freire: flauta II
    Rodrigo Botter Maio: sax soprano
    Rogério Botter Maio: baixo acústico
    Tiago Costa: piano
    Silvana Rangel Teixeira: cello

    9. Aprendiz
    (Rogério Botter Maio / Silvana Vasconcelos)
    Rodrigo Botter Maio: flauta
    Silvana Rangel Teixeira: cello
    Rogério Botter Maio: voz e Clevinger 5 string vertical bass
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria

    10. By All Means
    (Rogério Botter Maio)
    Rogério Botter Maio: baixo fretless 5 cordas

    11. Baião Means
    (Rogério Botter Maio)
    Léa Freire: flauta e vocais
    Rogério Botter Maio: baixo fretless 5 cordas e vocais
    Tiago Costa: piano
    Edu Ribeiro: bateria
    Filó Machado: voz, efeitos vocais e guitarra


    arranjos: Rogério Botter Maio
    produzido por Rogério Botter Maio
    assistente de produção: Pichú Borrelli

    gravado no Supremo Musical, em São Paulo, no dia 14/10/1999
    técnico de gravação: Gerson Tatini
    gravações adicionais feitas no Gero Studio e no "440Hz Som e Imagem"
    mixado em abril de 2000 no "440Hz Som e Imagem" por Pichú Borrelli
    masterizado no Estúdio Trilha Certa por Homero Lotito
    fotografia de Anna Fabres
    criação e projeto gráfico por Valéria Nunes de Oliveira

    ResponderExcluir